Fernanda em Criatividade Pedagógica

SEJA SEMPRE BEM VINDO!

BEM VINDO (A)!!! Espero poder contribuir!!! ;D

As postagens retratam minhas vivências em sala de aula e enquanto pesquisadora.
Ao final da página estão as principais imagens das experiências como contadora de histórias!
E clicando no arquivo e suas setas, você encontrará todas as demais postagens!

sábado, 14 de abril de 2012

NOSSO DIA NA CRECHE É MAIS OU MENOS ASSIM: Chegada; Atividade; Lanche; Rotina (Pula-Pula ou Piscina ou Areia ou Parque ou Brinquedoteca); Banho; Jantar; Higiene Bucal; Espera da famíla/ despedida... ESTA É UMA DAS PRIMEIRAS TURMAS DE MEIO PERÍODO DA CRECHE BENTA IDAVINA. Por que estão começando a compreender que Creche não é assistencialista e tem babás, mas, sim um ambiente de Cuidar e Educar, cujos profissionais são Pedagogos.

Quando eles chegam 13:00hs, pedem massinha, e brincam até chegar todos os colegas
Depois, fazemos uma Atividade diversificada (cada dia de um jeito)



(Atividade dentro da sala) Pintura com pincel e tinta guache: Fazendo nossa família

Hora do Lanche 14:00hs


Esse também é o momento em que observamos qual mão eles mais utilizam: direita ou esquerda.




Após o lanche, eles brincam no piso até dar um tempo suficiente para que não entrem no pula-pula de barriga cheia. Todos os dias eles vão para algum dos espaços oferecidos pela instituição, sendo cada dia é um diferente: pula-pula; piscina; areia; parque e brinquedoteca

O movimento deve fazer parte do cotidiano das crianças.

Preparando-se para o banho...

Enquanto uma professora dá banho, a outra troca. Ora vão primeiro os meninos, ora vão primeiro as meninas, para irem distinguindo o sexo. Mas, nas Terças o banho é coletivo, no chuveiro da piscina.


Jantar às 16:00hs. As vezes é preciso sentar ao lado e segurar nas mãos de alguns, pois ainda estamos no segundo mês. Outros, tem dias que não comem nesse horário, então é preciso respeitar...
Após o jantar é a higiene bucal. Também é um momento em que dividimos as crianças por sexo, para eles irem distinguindo a diferença.
Após escovação de dentes, eles brincam a vontade até a família os buscarem!!

Todas as turmas nesta faixa etária, enfileiram as cadeiras sem ninguém pedir, pois, eles imaginam ser carro, moto e trem! Outros acabam se fixando mais pelos livros. Olha que fofo!!!

Gustavo: "Professora Fernanda, óh, eu fiz uma casa". Fernanda: "Quantas mesmo você fez? Conte aí" E ele responde contando e mostrando com os dedinhos!!! Que lindo!!!!!!!!!
Professora Fernanda: "Ah... Mas, foi só você quem fez, Gustavo?" Ele responde que não e eu prossigo: "Então se diz: NÓS FIZEMOS essas casinhas, certo? Diga Héctor quantas casinhas são mesmo?
Todo dia eles brincam assim!



Gustavo mostrando sua obra!

As meninas brincando de casinha!!! A Lorena sempre quer ser  a mamãe!!!

"Esse é o quato" (quarto) disse Yasmim!!!
 


"Oh, roda!"



Alguém descobriu que uma pecinha em forma de coração pode ser impressa na massinha!!! FANTÁSTICO!!!

Salvo engano, a descobridora foi a Lorena!

2 comentários:

  1. que lindo e maravilhoso ver todas essas bonitas crianças brincando e se divertindo é muito gratificante parabens!!!!

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA!!!
    Fazemos apenas nosso trabalho, mas, com muito carinho e dedicação!!!

    ResponderExcluir