SEJA SEMPRE BEM VINDO!

BEM VINDO (A)!!! Espero poder contribuir!!! ;D

As postagens retratam minhas vivências em sala de aula e enquanto pesquisadora.
Ao final da página estão as principais imagens das experiências como contadora de histórias!
E clicando no arquivo e suas setas, você encontrará todas as demais postagens!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Algumas das Atividades do mês de Março de 2012 - Turma 3 D - Relacionado ao Projeto pré-estabelecido pela instituição - de forma a atender as necessidades da turma


Trabalhando as boas maneiras...
As regras de convivências são importantes nesse início. E são estendidas ao longo do ano!


Percepção tátil: Lixa é áspera e algodão é macio.
Uma lixa é MAIS áspera que a outra!
Após conversarmos sobre a VISÃO, uma bincadeira de olhos vendados, trabalhando também a coordenação motora ampla.

Que cheiro é esse? Percepção olfativa.

Percepção gustativa: doce ou salgada?
Lanche na sala após Atividade!


Percepção auditiva... Pssssssiu! Ouça os barulhos ao nosso redor... "Eu tô ouvino um neném chorar...; Ele tá batendo na parede...; Tem carro passando na rua ali atráz..."

Com a sala escura e eles todos deitados fomos estimulando-os a falarem o que ouviam! E depois todos em silêncio, ouvimos uma música infantil de amizade! Em seguida, repetimos a música para eles brincarem de roda!!!
Paralela às Atividades sobre os órgãos dos sentidos, trabalhamos a higiene dos olhos, nariz, ouvidos, couro cabeludo e pele do corpo (sendo um por dia de formas variadas, organizadas em Sequências Didáticas)
Neste ano, não foi possível concluir esta Atividade, pois, os bonecos eram para ser levados e trazidos todos os dias por cada criança... E na 4ª criança, o boneco não foi devolvido... Uma pena.. É algo para se repensar para uma próxima Atividade... 
Para trabalharmos Higiene do couro cabeludo, por exemplo, após roda de conversa e observação de imagens sobre o assunto, confeccionamos dois bonecos de Alpiste para eles acompanharem o crescimento do "cabelinho" do boneco, bem como os cuidados que uma planta precisa para sobreviver...

Esses cartazes você encontra nas revistas pedagógicas (à venda nas bancas) Contribuem bastante durante as Rodas de Conversa
Produtos e utensílios utilizados na higiene! As crianças aprendem do concreto para o abstrato!




Jogando o Boliche confeccionado pela Gracielli (Profª de cedo). Enquanto faz a digestão do lanche eles brincam assim. Logo em seguida, eles vão ao pula-pula. "Quantos você conseguiu derrubar, Héctor?"

Jogue a bola de maneira que ela arraste no chão..
Hummm... Você ainda chega lá!


Atividade sobre higiene dos copos da sala. Levamos as crianças onde costumo lavar seus copos, para que eles vejam por onde vou, como se faz: "Precisamos lavar por dentro e por fora..."


Eles aproveitaram para conhecer a Lavanderia e a cozinha... (uma ao lado da outra) Onde explicamos que é ali que são lavados os lençóis das crianças que dormem na creche depois do almoço e onde são preparadas as refeições!


Brincadeira com balão para alguns colegas perderem medo..


Muito bem Vinícius!!!

Não deixa o balão cair no chão!


 Atividade com carvão. Era o dia 08 de Março - Dia da Mulher - Então eles representaram seu carinho pela mamãe. O Tiago como sempre nos surpreende!

Esta Atividade com carvão foi feita coletivamente e fora da sala...



 Momento do Cantinho da leitura!

Princesa Yasmim toda faceira mostrando sua história!

Fazendo a leitura a sua maneira

Todos os dias a criança tem que estar em contado com a leitura de alguma forma: CONTAÇÃO, LEITURA PELA PROFESSORA, OU MANIPULAÇÃO DOS LIVROS QUE FICAM À DISPOSIÇÃO DELES, mesmo nos horários que não são destinados a leitura.

 Por que esses momentos pré-estabelecidos para as histórias devem ser mais especiais!



 Depois que eles saem do Pula-Pula para a outra turma entrar, eles ainda têm um tempinho...

...Então, é o momento que os deixamos brincando livremente na grama.

 E eles aproveitam para brincarem de bola... Um planejamento, uma rotina, devem ser FLEXÍVEIS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário