SEJA SEMPRE BEM VINDO!

BEM VINDO (A)!!! Espero poder contribuir!!! ;D

As postagens retratam minhas vivências em sala de aula e enquanto pesquisadora.
Ao final da página estão as principais imagens das experiências como contadora de histórias!
E clicando no arquivo e suas setas, você encontrará todas as demais postagens!

sábado, 23 de novembro de 2013

Trabalhar o conteúdo "Sistema solar" na Educação Infantil é possível se iniciarmos pelos conhecimentos deles e colocar o lúdico na metodologia. Minha Turma progrediu muito com essa Sequência Didática! E de forma divertida as Atividades renderam maravilhosos trabalhos, dentre eles uma maquete, a qual as crianças puderam observar melhor os movimentos do nosso planeta e "os segredos do tempo, do dia e da noite".


PRIMEIRO DIA:
1 - O PRIMEIRO DIA É ONDE INSTIGAMOS AS CRIANÇAS A FALAREM SOBRE O QUE ELES CONHECEM (OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS), SOBRE ONDE MORAMOS... (Claro que o momento das histórias literárias, são no início da aula, portanto, sem relação com a Atividade)

2 - ENTÃO, DESENHEI UM PONTINHO NO PISO E PERGUNTEI ONDE MORAMOS. AO PASSO QUE A MAIORIA DAS CRIANÇAS RESPONDERAM A CIDADE: "- Rolim de Moura"! 
DUAS CRIANÇAS FALARAM O ESTADO E UMA DISSE O PAÍS. O QUE DEVEMOS CONSIDERAR.
DISSE QUE TODAS AS RESPOSTAS ESTAVAM CERTAS, MAS, QUE UM ESTAVA DENTRO DO OUTRO....

3 - ENTÃO DISSE QUE NOSSA CIDADE FICAVA DENTRO DE UM ESTADO CHAMADO RON.... 
"- Rondônia!" RESPONDEU SÁVIO. EM SEGUIDA, DESENHEI A FORMA APROXIMADA DO MAPA DO ESTADO EM VOLTA DO PONTINHO DESENHADO NO PISO.... E DISSE QUE AQUELA PARTE MAIOR
ERA NOSSO ESTADO DE RONDÔNIA E QUE NOSSA CIDADE FICAVA ALI DENTRO, NAQUELE PONTINHO.

4 - DEPOIS,  REFIZ O CONTEXTO: "NOSSA CIDADE FICA DENTRO DO ESTADO DE RONDÔNIA.
E RONDÔNIA FICA DENTRO DA ONDE? EM QUE PAÍS MORAMOS?" A METADE DAS CRIANÇAS
RESPONDERAM:  "Brasil!!!". 

5 - ENTÃO, FIZ O DESENHO APROXIMADO DO MAPA BRASIL AO REDOR DO "ESTADO", REFAZENDO O CONTEXTO: "A CIDADE DE ROLIM FICA DENTRO DO ESTADO DE.. O ESTADO DE RONDÔNIA FICA DENTRO DO PAÍS...  E O BRASIL FICA DENTRO DA ONDE? DENTRO DE QUE PLANETA?"
E VOCÊ JÁ IMAGINA QUE ELES RESPONDERAM CORRETAMENTE!!!


 


6 - FUI ALÉM... E PERGUNTEI: "ONDE FICA O PLANETA TERRA?"
E A JULIA RESPONDEU "No espaço!" JUNTAMENTE COM
SÁVIO QUE RESPONDEU "No universo!"NÃO É FANTÁSTICO? 
AS OUTRAS CRIANÇAS PASSARAM A APRENDER COM ELES
E COM AS IMAGENS QUE MOSTREI NO COMPUTADOR... 

7 - LOGO DEPOIS, COMO ESTAVA CHOVENDO, 
INVENTEI DE BRINCAR DE PLANETAS!
CADA UM FOI UM PLANETA E OS QUE
SOBRARAM FORAM O SOL!

8 - AÍ ENSINEI BRINCANDO QUE OS PLANETAS "PASSEIAM
AO REDOR DO SOL, MAS, QUE O NOSSO PLANETA, É O MAIS 
ESPECIAL, POR QUE NELE É O ÚNICO QUE SE TEM CERTEZA 
QUE HÁ VIDA, QUE TEM GENTE MORANDO!" 
(Claro que fiz o maior suspense, com caras e bocas) 

ATÉ BRINQUEI: "SERÁ QUE EXISTE ALIENÍGENAS OU ET'S?"
ELES CAÍRAM NA RISADA! OS MENINOS ENTÃO, NEM SE FALA! 
"O PLANETE TERRA FAZ O PASSEIO MAIS DIFERENTE DE TODOS:  
"ELE PASSEIA AO REDOR DO SOL COMO UM BAILARINO
GIRANDO, GIRANDO... EM VOLTA DELE MESMO!"

9 - E AÍ SIMULEI O PASSEIO COMO UMA BAILARINA... PARA ELES VEREM.
E, DEPOIS, FOI A VEZ DELES MOSTRAREM COMO OS PLANETAS PASSEAVAM.

10 - POR ÚLTIMO PERGUNTEI SE O SOL ERA PLANETA? E ALGUNS RESPONDERAM
QUE SIM. E UM DELES DISSE: "É UMA BOLA DE FOGO"!
AÍ COMPLEMENTEI COM O MAIOR SUSPENSE QUE "O SOL É UMA ESTRELA!
E QUE É A MAIOR ESTRELA DO UNIVERSO! UMA ESTRELA DE FOGO, QUE DEIXA BEM
QUENTINHO TODOS OS PLANETAS QUE ESTÃO PERTO DELE!"

APÓS TODA ESSA BRINCADEIRA PERGUNTEI QUEM É QUE GOSTARIA DE DESENHAR
O UNIVERSO? VOCÊ ACHA QUE ALGUÉM SE RECUSOU?

(Lembrando que, depois de cada Atividade, como se sabe, as crianças vão para a Rotina, onde eles brincam no Pula-pula,
parque, grama, ou na sala com os brinquedos novos na sala de aula - E ainda, brincam espontaneamente, 
com ou sem pecinhas, após o jantar, até a despedida) 





SEGUNDO DIA:
1 - NO OUTRO DIA...
REFIZ BREVEMENTE A HISTÓRIA DOS PLANETAS EM FORMA DE PERGUNTA.
PARA ELES IREM RELEMBRANDO. MAS, DESTA VEZ, DISSE QUE TINHA UM
SEGREDO PARA LHES CONTAR E, COM MUITO SUSPENSE, DISSE:

2 - "O SEGREDO DO TEMPO É O GIRO DO PLANETA TERRA! CADA VEZ
QUE ELE FICA DE FRENTE PARA O SOL, O DIA AMANHECE! E QUANDO ELE
VIRA DE COSTAS PARA O SOL, ANOITECE! E OS DIAS VÃO PASSANDO,
PASSANDO A CADA VEZ QUE O PLANETA TERRA GIRA!"
(Ia dizendo e fazendo de contas que estava pegando sol quente no rosto)



3 - DEPOIS, PERGUNTEI QUEM GOSTARIA DE ME AJUDAR A CONSTRUIR
ESSA PARTE DO UNIVERSO. E ELES FICARAM BEM EMPOLGADOS!
TODOS AJUDARAM A COLORIR DA COR PRETA A BASE.

VEJA QUE LINDO TODOS TRABALHANDO COM ALEGRIA!
CLARO QUE EM CADA TURMA HÁ AQUELE QUE PRECISA 
MAIS DE ESTÍMULO... AS VEZES É INDIFERENTE... 
E ISSO É PRECISO TRABALHAR DIARIAMENTE.  COM AS 
MEDIDAS IGUAIS ENTRE O CARINHO E O LIMITE.



TERCEIRO DIA:
1 - NO DIA SEGUINTE... APÓS RELEMBRARMOS O CONTEXTO, DISSE À ELES QUE
"OS NOMES DOS PLANETAS, OBSERVANDO QUE OS PLANETAS MAIS DISTANTES
DO SOL ERAM OS MAIS FRIOS...". 

2 - COM AS PLACAS DE ISOPOR SECAS, ELES COLORIRAM COM COLA GLITTER 
DOURADO A PARTE QUE EU HAVIA TRAÇADO DE GIZ DE CERA BRANCO.
TRABALHANDO ASSIM, A COORDENAÇÃO FINA.


ALGUNS PRECISAM DE INTERVENÇÃO, AUXÍLIO. POIS, CADA UM
TEM UM RITMO PARA PROGREDIREM.

E SÓ UMA PROFESSORA AUXILIAR COMPETENTE E CONFIÁVEL
COMO A QUE TEMOS EM NOSSA TURMA, É QUE É POSSÍVEL
REALIZAR TUDO ISSO! JÁ ESTOU PENSANDO... O QUE SERÁ
DE MIM SEM VOCÊ, BEATRIZ... AGORA, MINHA AMIGA BIA!

OLHA A SOFIA, MANDANDO BEM NA COORDENAÇÃO MOTORA!
ELA É CHEIA DE CHARME!


E AS COLEGAS, PRINCESAS LÍVIA, DHIEMILY E JULIA
SABEM ESPERAR, VIU?

AHHHH... ESSA PARTE ELES GOSTARAM MAIS AINDA!

3 - EM GRUPOS, ELES COLORIRAM "OS PLANETAS" COM TINTA DE TECIDO.
RSSSS... OLHA A CARA DA LÍVIA!



E EU IA PERGUNTANDO: "QUE COR É O SOL?"


"E A LUA, QUAL É A COR DELA?"


DISSE QUE O PLANETA MERCÚRIO FICOU VERMELHO
DE TÃO PERTO QUE ELE FICOU DO SOL!
E LINDEZAS SE DIVERTIRAM!

AOS DEMAIS PLANETAS, DISSE QUE PODERIAM
ESCOLHER CORES DIFERENTES.

NÃO É LINDO VÊ-LOS REALIZAR UMA ATIVIDADE
COM EMPENHO?

HOUVE QUEM TERMINASSE O SEU E AJUDASSE OS OUTROS GRUPOS!





AHHHH.... E PARA PINTAR ESTE PLANETA ESPECIAL,
CORES QUE O DESTAQUE! ANTES DE COLORIREM ESTE,
PERGUNTEI QUAL ERA A COR DO NOSSO
PLANETA TERRA E ELES RESPONDERAM!


QUE LINDOOOOOOSSSS!!!
AH, HOUVE QUEM COLORIU O CALÇÃO
NÃO É VITOR HUGO (OLIVEIRA)?


QUE VONTADE DE MORDER ESSES LINDÕES! 

QUE COISA MAIS LINDA ESSES DOIS, GENTE!
MUITO ESPERTOS!!!

"HUMMMM O QUE ESTÁ FALTANDO NO NOSSO UNIVERSO?"
ELES DEMORARAM, MAS, LEMBRARAM DAS ESTRELAS!







NO DIA SEGUINTE, O QUARTO DIA:

NÃO FOI POSSÍVEL FOTOGRAFAR. MAS, 

1 - COM OS PLANETAS NA MAQUETE PRONTA, A COMPREENSÃO
DO ASSUNTO SE AMPLIOU QUANDO BRINCAMOS DE FAZ
DE CONTAS COM OS MOVIMENTOS DOS PLANETAS!

2 - ELES APRENDERAM AINDA SOBRE A COMPANHEIRA INSEPARÁVEL
DA TERRA, A LUA! QUE ELA FICA RODANDO AO SEU REDOR!






QUINTO DIA:
COMO DE COSTUME, NA SEXTA FEIRA, SÃO AS CRIANÇAS
QUE LEEM OU CONTAM AS HISTÓRIAS VISTAS
DURANTE A SEMANA. 


QUE LINDO, GENTE! 

NOSSOS BRINQUEDOS TAMBÉM ESCUTAM AS HISTÓRIAS!





1 - DEPOIS, LÁ FORA, NO CORREDOR, AS CRIANÇAS CONHECERAM 
AS LETRAS INICIAIS DOS PLANETAS! APÓS SIMULARMOS UM 
PASSEIO, CLARO, REFAZENDO E RELEMBRANDO O CONTEXTO.

2 - A CADA PASSEIO CANTÁVAMOS UMA CANTIGA DE RODA!
PARA ANIMAR O PASSEIO!

POR MAIS QUE NOS ESFORÇAMOS COM ESTA ATIVIDADE, 
NÃO SAIU COMO PLANEJADA... POIS IMPREVISTOS ACONTECEM...

NESTE DIA TIVEMOS QUE MUDAR DE LOCAL, O QUE DEMOROU
ALÉM DO PREVISTO E ELES FICARAM MAIS AGITADOS... 
CONTUDO, EM PARTES, DEU CERTO...

SÓ A GARGANTA NÃO COLABOROU PARA ESTE AMBIENTE ABERTO,
ENTÃO REPENSEI A ATIVIDADE DAS LETRAS INICIAIS PARA OPORTUNIDADE 
NOVAMENTE! 


TENTAMOS POSICIONAR ALGUMAS CRIANÇAS UMA EM CADA PLANETA.
SENDO OS QUE TINHAM AS INICIAIS DOS SEUS NOME DE ACORDO
COM A INICIAL DOS PLANETAS.

SÁVIO - SATURNO.

JULIA - JUPTER.




E O PLANETA TERRA! QUE GIRAVA COMO UM
BAILARINO AO PASSEAR AO REDOR DO SOL!

LÍVIA REPRESENTOU O SATÉLITE DA TERRA: A LUA!
E QUE LUA MAIS LINDA GENTE!!!

MELISSA - MARTE.

 VITOR HUGO (CARDOZO) - VÊNUS 


 MARIA - MERCÚRIO

NO SOL, COLOCAMOS TODOS AS CRIANÇAS QUE RESTARAM.

CADA "PLANETA" PASSEOU CANTANDO EM VOLTA DO SOL!
E PLANETA MAIS "EXIBIDO" COMO DISSE  SÁVIO, AO
MEMORIZAR MINHA FALA, NUM DESSES DIAS EM QUE DISSE
BRINCANDO:

 "O NOSSO PLANETA É O MAIS LINDO DE TODOS E
TAMBÉM PARECE O MAIS EXIBIDO, NÉ?"


E, ENCERRANDO A SEQUÊNCIA DIDÁTICA, NESSE QUINTO DIA,
ENTREGAMOS À CADA CRIANÇA UMA LISTA COM
OS NOMES DOS PLANETAS, PARA ELES ESCREVEREM
COM SUAS FAMÍLIAS AS INICIAIS DE CADA UM!


NA SEMANA SEGUINTE, A MAQUETE FICOU A DISPOSIÇÃO
DAS CRIANÇAS EM ALGUNS DIAS...

E NESSA SEXTA FEIRA, UMA SEMANA APÓS O TÉRMINO
DA SEQUÊNCIA, FIQUEI SABENDO DO ECLIPSE DA LUA
QUE HAVERIA NAQUELA NOITE!



ENTÃO, NÃO PERDI A OPORTUNIDADE!
DE UM JEITO LÚDICO, COMO SE OS PLANETAS
FALASSEM, TENTEI ENSINAR A ELES COMO SE DAVA
O ECLIPSE!







ELES SE ENCANTARAM!

MUITOS PAIS COMENTARAM A REPERCUSSÃO QUE ESSE
MOMENTO TEVE EM SUAS CASAS!
NÃO É O MÁXIMO???

QUANDO FOQUEI A LANTERNA, PRIMEIRO PERGUNTEI
SE TODOS OS PLANETAS ESTAVAM ILUMINADOS...

ELES RESPONDERAM QUE NÃO..
ENTÃO REFLETIMOS SOBRE OS QUE ESTAVAM MAIS PERTO E
MAIS LONGE DO SOL...

AH... MAS, NA HORA EM QUE PERGUNTEI
DA LUA, ELES FALARAM:
"Tá atras da terra!"

ENTÃO PERGUNTEI:
"MAS, ELA ESTÁ ILUMINADA?"

E, APÓS ALGUNS SEGUNDOS DE SILÊNCIO DE REFLEXÃO...
ALGUÉM RESPONDEU:
"Não..."

"MAS, POR QUÊ A LUA NÃO ESTÁ ILUMINADA?"
"Por que a terra tá fazeno sombra nela..."


BINGO!

E AÍ, AS CRIANÇAS SÃO OU NÃO SÃO
CAPAZES DE COMPREENDER O SISTEMA SOLAR?
E ATÉ O ECLIPSE!???


ENTÃO FOMOS FAZENDO DE CONTAS QUE A LUA ESTAVA
SE MOVIMENTANDO...



E A SOMBRA AUMENTANDO..

AMEI ESTA IMAGEM!

MAIS SOMBRA...








OLHA QUE IMAGEM BACANA QUE CONSEGUIMOS!





A LUA FICOU APAGADA!


AS CRIANÇAS ADORARAM!

EU AMEI E VOCÊ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário