SEJA SEMPRE BEM VINDO!

BEM VINDO (A)!!! Espero poder contribuir!!! ;D

As postagens retratam minhas vivências em sala de aula e enquanto pesquisadora.
Ao final da página estão as principais imagens das experiências como contadora de histórias!
E clicando no arquivo e suas setas, você encontrará todas as demais postagens!

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

E na semana que foram transferidas as crianças que iriam completar 04 anos para a Pré-escola e estávamos aguardando chegar novos alunos, foi assim: As crianças que permaneceram aproveitaram!!!! Esta também foi a semana da qual colhi registro para um Portifólio científico sobre "As cores"

BOIA OU AFUNDA! VAMOS BRINCAR?

E FOI NESTA BRINCADEIRA QUE PERCEBEMOS A MAIOR NECESSIDADE
DO MOMENTO: ENSINAR AS CORES!

O QUE SERÁ QUE TEM AÍ DENTRO?

ELES DESCOBRIAM PELO TATO.


DEPOIS OBSERVAVAM AS CORES

MATERIAIS A ESCOLHA PARA DESENHOS LIVRES É MUITO BOM!
AQUI FOI OUTRO MOMENTO.


A THALITA ESTÁ ATÉ DE LINGUA PARA FORA, SÓ QUE TRABALHA!

ELAS SEGURAM DIREITINHO NA CANETA!

O MURILO NESSE PERÍODO AINDA NÃO CONSEGUIA
MANIPULAR AS CANETAS E GIZES.. VEJA A BAIXO...

E NAS POSTAGENS QUE VIRÃO, É SIGNIFICATIVO O
QUANTO ELE SE DESENVOLVEU

ANTES DO VÍDEO DA HISTÓRIA BOM DIA TODAS AS CORES DE
RUTH ROCHA

ELES FORAM POSTOS A DIZEREM A COR
QUE PEGAVAM.

É MUITO IMPORTANTE AQUI, TRABALHAR INDIVIDUALMENTE
NEM QUE ISSO LEVE DIAS.
S
EXEMPLO: SE ELES DIZEM AMARELO PARA A COR LARANJA. EU
GERALMENTE MOSTRO EM SEGUIDA A COR QUE A CRIANÇA FALA.
PEGO A MASSINHA AMARELA E PERGUNTO QUAL É A COR. POIS, AÍ
ENTRARÁ EM CONFLITO, E VAI PENSAR NAS DUAS SENDO AMARELA
VAI SE DECIDIR..

CASO ELA NÃO CONSIGA PENSAR SOBRE ISSO, SIGNIFICA QUE AINDA
PRECISA DE PISTAS, POR QUE SEU ESTÁGIO AINDA DEPENDE DISSO.
ENTÃO LHE FORNEÇO ALGUMAS ATÉ QUE A CRIANÇA CHEGUE
A CONCLUSÃO EXATA.






OLHA QUE BACANA!
REFIZEMOS ESTA ATIVIDADE:
IMPRIMIMOS O TRENZINHO, OS QUAIS AS PROFESSORAS
OS COLORIRAM.
DEPOIS, MONTAMOS UMA SEQUÊNCIA DE CORES ONDE
AS CRIANÇAS DEVERIAM SEGUIR. 






NESTA, ERA EU QUE PEDIA A COR. MAS UTILIZAVA A
MESMA FORMA DE CONFLITO.


HISTÓRIA COM DEDOCHES!




PARA GUARDAR AS MASSINHAS, A CADA DIA ELES DESCOBREM
E APRENDEM SOBRE UM ANIMAL QUE PÕE OVOS POR MEIO DE
IMAGENS. ENTÃO ELES ENROLAM AS MASSINHAS PARA
GUARDAR IMAGINANDO SENDO OVOS!



AQUI FOI ONDE ESTE PEQUENO GRUPO COMEÇOU A PENSAR SOBRE
OS DIAS DA SEMANA DE ACORDO COM A ROTINA DA ESCOLA:
SEGUNDA É DIA DE.... AREIA!

E BEM ADIANTE FOI TRABALHADO COM MAIS ENFOQUE
ESSA ATIVIDADE TÃO PRODUTIVA.

É HORA DA HISTÓRIA! COM LIVRO!

"COM QUEM SERÁ QUE ME PAREÇO?"





UM DIA, EM UM EVENTO SOBRE LITERATURA E EDUCAÇÃO INFANTIL,
OUVI UMA HISTÓRIA ONDE AS PERSONAGENS CLASSIFICAVAM AS COISAS.

COM ISSO, ELABOREI ESTA ATIVIDADE MUITO SIGNIFICATIVA!
SEPARAR OS MATERIAIS POR CORES!

FOI PURA DIVERSÃO!

VEJA ELES PENSANDO SOBRE O ASSUNTO!

AO CONCLUÍREM, VEIO A COMEMORAÇÃO!

COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA EM COISAS SIMPLES!
COMO IR LANCHAR E CAMINHAR POR CIMA DA LINHA
DO PISO IMAGINANDO SER A LINHA DO TREM!

AS CRIANÇAS TINHAM DIFICULDADE NO INÍCIO...
DEPOIS DE ALGUNS DIAS, VEJA!

AS CRIANÇAS PRECISAM CRIAR AUTONOMIA EM SE TROCAREM.

ESPONTANEAMENTE ELES FALAVAM ENTRE SI OS COMBINADOS
DA SALA:
"CORRER É SÓ NA GRAMA; TEM QUE ESCUTÁ PIFISSOLA"

OLHA QUE BACANA!


OLHA QUE DELÍCIA!




CHEGA DE SOL E BOLA NO PÉ.
AGORA VAMOS BRINCAR DE BOLA NA MÃO!



PULAR É MUITO BOM!!!



TENTAMOS FAZER ARCO-ÍRES COM A MANGUEIRA MAS
NÃO DEU CERTO PELA PRESSÃO...

BANHO DE MANGUEIRA É TUDO DE BOM!!!

É IMPORTANTE QUE OS BANHOS SEJAM DIFERENCIADOS...
ORA NO BANHEIRO, ORA EXTERNO (CHUVEIRÃO OU MANGUEIRA),
ORA COLETIVOS, ORA DIVIDIDOS POR GÊNERO.

CRIANÇAS DEMONSTRANDO O QUE APRENDERAM
SOBRE COMO TOMAR BANHO SOZINHAS!

COOPERAÇÃO FAZ PARTE!

GUARDANDO AS CESTAS INDIVIDUAIS DE HIGIENE!

AGUARDANDO PARA A TROCA...


HIGIENE BUCAL...


AGUARDANDO OS PAIS PARA IREM EMBORA...

BRINCANDO LIVREMENTE!


GUARDANDO OS BRINQUEDOS...

DEIXAREM ELES EXTRAPOLAREM UM POUCO TAMBÉM FAZ PARTE!

A CADA RECEPÇÃO, MATERIAIS DIFERENTES PARA ELES EXPLORAREM.
ATÉ QUE TODOS CHEGUEM!

HISTÓRIA "BOM DIA TODAS AS CORES"


CONTAÇÃO COM A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS!



COLORINDO O ARCO-ÍRES.



QUEM VAI TERMINANDO, VAI BRINCANDO COM A CAIXA
DE BRINQUEDOS!

O FAZ DE CONTAS!!!!

LEMBRANDO QUE CADA CASO É UM CASO, UMA ABORDAGEM
DIFERENTE! 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu trabalho,,,, as fotos ajudam muito a compreender sua forma de trabalhar e os belos resultados no aprendizado das crianças....

    ResponderExcluir