SEJA SEMPRE BEM VINDO!

BEM VINDO (A)!!! Espero poder contribuir!!! ;D

As postagens retratam minhas vivências em sala de aula e enquanto pesquisadora.
Ao final da página estão as principais imagens das experiências como contadora de histórias!
E clicando no arquivo e suas setas, você encontrará todas as demais postagens!

domingo, 31 de agosto de 2014

Trabalhando sobre a higiene bucal com o Zé bocão! Após vídeo do "Dr. Dentuço" da Colgate, as crianças puderam manipular esta prótese gigante para aprenderem como realizar a escovação dos dentes e como passar o fio dental. Tudo de um jeito lúdico que os atraem!

UTILIZAMOS MASSINHA PARA SIMULAR A SUJEIRA.
DICA DADA EM ESTÁGIO DE JEIELI E DANIELA.
VIU COMO SEMPRE TEMOS A APRENDER?


TODOS EMPENHADOS EM APRENDER!




OS MOVIMENTOS DEVEM SER EM CÍRCULOS...

ESCOVANDO POR FORA...





ESCOVANDO POR DENTRO, NA PARTE DE CIMA...


POR DENTRO, NA PARTE DE BAIXO...




SEM ESQUECER DA LÍNGUA...






VAMOS PASSAR O FIO APÓS A ESCOVAÇÃO PARA
RETIRAR A SUJEIRA QUE A ESCOVA NÃO ALCANÇA...

Crianças ainda não alfabetizadas também escrevem! Nossos lindos produzindo escritas! A imaginação vai longe... OBSERVEM ATENTAMENTE.













Esta é bem curtinha por que perdi algumas fotos. É só para ilustrar. Um dia desses ensinamos para as crianças a forma de higiene após as necessidades. Com as bonecas mostramos à eles as formas de se limparem para desenvolverem a autonomia.

Como eles já haviam aprendido a diferença entre meninos e meninas, mostramos com as bonecas como eles poderiam se limpar. Principalmente as meninas, para evitar de levar as fezes para a vagina durante os momentos de higiene. 


Falamos ainda quanto aos banheiros públicos, claro que numa linguagem para eles: Em banheiro que bastante gente usa, é importante que seja limpo a assento, em especial quando se trata das meninas.

Diferença de gênero é um dos assuntos importantes a ser trabalhados com as crianças em creche. Pois como é que iremos ensinar a higiene após as necessidades sem antes eles saberem a diferença entre meninos e meninas? Além disso e dentre outros motivos, é importante que eles saibam por fontes seguras e de forma lúdica. CLARO QUE NÃO É ASSUNTO PARA UM DIA, MAS ATÉ QUE SE PERCEBA NO DIA A DIA, NOS REGISTROS, QUE ELES COMPREENDERAM. Outra coisa, é importante ficar claro que as famílias devem estar envolvidas em todos os momentos para desfazermos certos tabus.

APÓS O TEMPO DE ADAPTAÇÃO, É IMPORTANTE ORIENTAR
AS CRIANÇAS AS DIFERENÇAS ENTRE MENINOS E MENINAS.

PRIMEIRAMENTE, ISSO OCORRE QUANDO CONTAMOS A
QUANTIDADE DE MENINOS E MENINAS PRESENTES,
QUANDO VAMOS AO BANHEIRO E MOSTRAMOS AS PLACAS
QUE INDICAM BANHEIRO DAS MENINAS E MENINOS.

NAS HISTÓRIAS QUE CONTAMOS E LEMOS À ELES, TAMBÉM
SERÁ FEITA ESTA DISTINÇÃO COM AS DESCRIÇÕES OU ATÉ
MESMO NAS BRINCADEIRAS EM QUE AS VEZES É DIVIDIDO
POR GRUPOS DE MENINOS E MENINAS.

ENTÃO, APÓS TODAS ESSAS EXPERIÊNCIAS, É INTERESSANTE
CONVERSAR DE FORMA MAIS PRÓXIMA SOBRE ESSAS DIFERENÇAS.
ATÉ POR QUE PRECISAMOS ENSINAR-LHES A HIGIENE APÓS AS NECESSIDADES.

DE MANEIRA LÚDICA, EM RODA DE CONVERSA E COM BONECAS CONFECCIONADAS
PELA PROFESSORA VANESSA LOPES, NOSSA COORDENADORA PEDAGÓGICA,
AS CRIANÇAS OBSERVARAM ESSAS DIFERENÇAS DE GÊNEROS. 

DESDE QUE INICIO UMA TURMA MOSTRO O VÍDEO DO CASTELO RATIMBUM,
QUE APRESENTA O RATINHO TOMANDO BANHO, NO QUAL O BICHINHO SE REFERE ÀS PARTES
ÍNTIMAS DE "FAZEDOR DE CHICHI" AO TOMAR BANHO CANTANDO.


ENTÃO, PERGUNTO SE ELES ACHAM QUE O FAZEDOR DE CHICHI DOS MENINOS
É IGUAL O DAS MENINAS? E, APÓS OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS,
DE ELES DIZEREM O QUE PENSAM, LHES MOSTRO
AS BONECAS QUE APRESENTAM AS DIFERENÇAS.

DIGO ÀS CRIANÇAS QUE É UMA PARTE DO CORPO TÃO
IMPORTANTE QUE OS PROTEGEMOS QUANDO VESTIMOS NOSSAS
ROUPAS.

NADA DE FICAR DIZENDO QUE "MENINOS NÃO PODEM VER MENINAS PELADAS"
QUESTÃO DE PUDOR, É UM TERRENO QUE DEIXO PARA AS FAMÍLIAS.
SÓ DIGO EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS.


PERGUNTO PARA ELES COMO ELES CHAMAM OS SEUS FAZEDORES DE CHICHI?
E AÍ APARECEM NOMES DIVERSOS!

ENTÃO DIGO-LHES QUE CADA UM TEM UM MOME. A MARIANNA TEM ESTE NOME, MAS
SEU APELIDO É MARI. A ELOÍSA TEM ESTE NOME, MAS, SEU APELIDO É ELÔ.
E REVELO PARA ELES O VERDADEIRO NOME DO FAZEDOR DE CHICHI:
DAS MENINAS É VAGINA E DOS MENINOS É PÊNIS,
MAS QUE ELES PODEM CHAMAR PELOS APELIDOS SEUS PAIS ENSINARAM.


NESSE MOMENTO, PERGUNTO À ELES O QUE AS MENINAS VESTEM?
DEPOIS PERGUNTO O QUE OS MENINOS VESTEM?
E DEPOIS, QUANDO AS CRIANÇAS SE TORNAM ADULTOS, CRESCEM,
AS MENINAS VESTEM ALGUMAS ROUPAS DIFERENTES, COMO O SUTIÃ.
POIS O CORPO MUDA QUANDO NOS TORNAMOS ADULTOS. MAS QUE É
CONVERSA PARA OUTRO DIA.



É UM ASSUNTO DE CADA VEZ. A QUESTÃO DE QUE A MULHER SE
TORNA MÃE, É PARA UM OUTRO MOMENTO. E É DE ACORDO COM
A CURIOSIDADE DELES.


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Com cartazes, vídeos, materiais que ganhamos de acadêmicas que fizeram estágios supervisionados em minha turma nos anos anteriores, e repetidas rodas de conversas, mostramos às crianças como manter a higiene dos olhos, nariz, orelhas e ouvidos. Tudo de forma lúdica!


SÓ OS ADULTOS PODEM REALIZAR A HIGIENE DOS OUVIDOS,
DISSEMOS À ELES E APRENDERAM RAPIDINHO! 

AO ESPIRRAREM OU TOSSIREM, DEVEMOS COLOCAR O
BRAÇO E NÃO AS MÃOS NA BOCA. 


A FORMA CORRETA DE ESPIRRAR É NO BRAÇO PARA NÃO
TRANSMITIR VÍRUS DA GRIPE PELAS MÃOS. 


DEPOIS ELES ENSINAM SEUS FAMILIARES! RRRrrss...

AS MINHAS MEGAS ORELHAS QUE GANHEI DA JEIELI E
ANDREIA!!! 

AS CRIANÇAS ADORARAM E APRENDERAM COMO LIMPAR
AS ORELHAS!!!! E QUE DEVE SER FEITO PELOS ADULTOS! 




DESENHANDO MATERIAL DE HIGIENE...





NO TRABALHO EM GRUPO UM AUXILIA O OUTRO COM
O QUE CONHECE!





EXPONDO O TRABALHO AOS PAIS E COMUNIDADE ESCOLAR!